Home Care

Home CareHome Care

Home Care – Terapia Nutricional realizada nos Domicílios para pacientes com patologias estáveis,

sendo quase sempre portadores de doenças crônicas, como doenças neurológicas degenerativas,

e ou cuidados paliativos, evitando estresse hospitalar e infecções ,

portanto melhora a autonomia, privacidade e diminuindo custos do tratamento.

A terapia nutricional domiciliar (TND) pode ser definida como assistir nutricionalmente e clinicamente,

Assim o paciente em seu domicílio com redução de custos assistenciais e com o objetivo de recuperar ou manter o nível máximo de saúde, funcionalidade e comodidade.

O atendimento nutricional pode incluir a dieta via oral, bem como a enteral e ou parenteral.

A indicação de terapia nutricional enteral domiciliar é similar à indicação da hospitalar, sendo utilizada principalmente em distúrbios de deglutição associada com fraturas,

doenças neurológicas, câncer, gastroparesia e síndrome de má absorção.O Estatuto do Idoso preconiza permanência deste junto à família,

o que deve ser garantido por meio do suporte social, que inclui, entre outras coisas, o atendimento domiciliar,

Portanto para a população que esteja impossibilitada de se locomover e, portanto, possa dele se beneficiar.

O cuidado em casa proporciona ao enfermo a segurança e o conforto do lar, unindo a técnica aprimorada da medicina,

e os elementos fundamentais para a recuperação: amor e profissionalismo.

Assim, outra grande vantagem para o paciente é que diminui o risco de uma infecção hospitalar e a participação dos familiares no processo reduz o estresse emocional e facilita a cura

Avaliação Clínica:

identifica possíveis carências nutricionais através do diagnóstico médico,  exame físico, medicação em uso e avaliação laboratorial.

Avaliação Antropométrica: avalia o estado nutricional atual, através de parâmetros de peso corporal,

reserva de gordura e muscular, que visam a detectar as alterações mais precoces.

Avaliação Dietética: avalia-se o hábito alimentar do paciente, ou em casos onde os pacientes alimentam-se por sondas ou estômias ( suporte nutricional / dieta enteral ),

identifica e quantifica os nutrientes ingeridos. Avaliação do Ambiente: a avaliação tem por objetivo considerar a avaliação da residência,

identificando possíveis fatores que possam comprometer as recomendações. Serão realizadas orientações sobre:

higienização das mãos, dos alimentos, dos utensílios e do ambiente; frequência de lavagem e desinfecção de equipo;

armazenamento de alimentos e/ou dietas manipuladas ou industrializadas e possíveis esclarecimentos de dúvidas,

Portanto a propostas de modificações ou adaptações quando necessárias. Conclusão: concluindo o processo, determinamos a conduta a ser seguida,

assim, através da prescrição com recomendações dietéticas, hidratação, via de alimentação utilizada, tipo de dieta com características nutricionais,

volume e administração. Neste momento estabelecemos o plano de cuidados nutricionais, programando a periodicidade das visitas do nutricionista.

Home Care
5 5 vote[s]